Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

TOP MÁQUINA

Eu faço Trail e sou uma Máquina. E isso é Top!

TOP MÁQUINA

Eu faço Trail e sou uma Máquina. E isso é Top!

A Vacina Contra os Falsos Campeões

por Pedro Caprichoso, em 17.11.16

2JPG.JPG

 

O adepto médio de Trail tem dificuldade em olhar para as características de uma prova (nomeadamente km e D+) e avaliar se o tempo do vencedor é digno de um campeão. Na estrada é fácil: as provas são geralmente planas e ninguém fica impressionado, por exemplo, com um pódio numa Meia-Maratona acima de 1h10. Já no Trail é complicado fazer essa avaliação, pelo que poucos olham para o tempo final dos vencedores e estes são automaticamente encarados como “Campeões”, quando na verdade não passam de atletas mediados.

 

Posto isto, tenho uma boa notícia para te dar. Se tens dificuldade em identificar os verdadeiros campeões do Trail Nacional e estás farto da banalização dos falsos, apresento-te a vacina contra os últimos. Chama-se Índice de Performance ITRA. Como o próprio nome indica, trata-se de um índice (baseado em fórmulas matemáticas) que avalia a performance dos atletas tendo em conta o tempo e as características das provas. É atribuída uma pontuação por prova e o “valor” do atleta é determinado pela média ponderada das suas 5 melhores performances dos últimos 2 anos mais o ano corrente. Há pequenas falhas recorrentes relacionadas com atletas duplicados e avaliações duvidosas da dificuldade das provas, o que é compreensível tendo em conta a quantidade de dados. Os Trilhos dos Abutres são, por exemplo, claramente subvalorizados devido à sua dificuldade técnica. No entanto, no geral, trata-se de uma classificação bastante fiável. Basta analisar a lista dos melhores para ver que a coisa faz sentido. Por alguma razão temos o Kilian Jornet em 1.º lugar. Eis o seu índice ITRA.

 

Capture3.JPG

 

Para além da pontuação geral (independe da distância), temos ainda acesso às pontuações refentes ao Trail (< 42km), Trail Ultra Médio (42 km a 69 km), Trail Ultra Longo (70 km a 99 km) e Trail Ultra XLong (> 100 km). Assim sendo, já não há desculpas. Da próxima vez que te cruzares com um falso Campeão, atira-lhe a sua classificação ITRA às trombas e vais ver que ele mete logo o rabinho entre as pernas e começa a piar baixinho. Para início de conversa, basta dizer que andam por aí supostos “campeões” que nem no top100 nacional estão.

 

Resta dizer que para ter acesso a este índice é preciso ter uma conta na plataforma da ITRA. A conta e a pesquisa (por nome) dos índices dos atletas é gratuita. A pesquisa e obtenção da lista ordenada dos melhores atletas é paga (5€). Em jeito de exemplo, eis a lista dos atletas nacionais com mais de 700pts ITRA no Trail Ultra XLong (> 100 km):

 

Capture.JPG

 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D