Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

TOP MÁQUINA

Eu faço Trail e sou uma Máquina. E isso é Top!

TOP MÁQUINA

Eu faço Trail e sou uma Máquina. E isso é Top!

I Trail Run | Penafiel

por Pedro Caprichoso, em 26.01.15

trailrunpenafielrun_15.jpg

 

Realizou-se ontem a primeira edição do «Trail Run | Penafiel». Infelizmente, por falta de meios humanos, o TopMáquina não conseguiu enviar nenhum correspondente a Penafiel. Estavam todos em Vila Nova de Cerveira, a cobrir o conflito militar entre Portugal e Espanha provocado pela equipa EDV- Viana Trail. Mais desenvolvimentos aqui.

 

Mal a prova terminou, a página do evento no facebook foi inundada com comentários cujo conteúdo varia entre a indignação, a raiva, o insulto e a oferta de porrada à Organização. Perante tal feedback, o Director do evento emitiu um comunicado onde reconhece os erros cometidos e pede desculpa pelos mesmos. Esta estratégia porém não resultou, já que os comentários ao Comunicado seguiram a mesma linha. Para terem uma ideia, “incompetentes” é o adjectivo mais soft com que a Organização foi brindada.

 

Penafiel.jpg

 

O TopMáquina, enquanto órgão de comunicação social sério, não se pode porém cingir às redes sociais. Realizámos por isso uma investigação mais aprofundada do caso: fomos a Penafiel, recolhemos mais testemunhos e conseguimos chegar à fala com a Organização do evento para saber o outro lado da história. E, em posse de todos os dados, chegámos à seguinte conclusão:

 

Pese embora os comentários supracitados, a nosso ver são injustas e totalmente injustificadas as acusações feitas à Organização do «I Trail Run | Penafiel». Pois se é verdade algumas coisas correram mal, é também verdade que houveram outras que correram bem.

 

Sim, não houve controlo 0, nem pórtico, nem abastecimentos suficientes, nem cerimónia de pódio, nem lembranças, nem prémios para os primeiros, a GNR não apareceu para garantir a segurança dos atletas e há relatos de atletas lesionados que não foram socorridos. Tudo isso é verdade? É.

 

Acontece que também houveram coisas que correram bem, tais como:

 

  • O evento chama-se «I Trail Run | Penafiel» e realizou-se em Penafiel. Finalmente uma prova cujo nome coincide com o local onde é realizada. Pessoalmente, estou farto de provas cujo nome remetem para o Alentejo e depois se realizam em Trás-os-Montes. Quem não se lembra do «I Trail de Beja» que se realizou em Montalegre – e que levou metade dos atletas ao engano?
  • A Organização contratou um speaker com voz estridente. Como todos bem sabem, a presença de um speaker é meio caminho andado para o sucesso de uma prova de Trail.
  • Ao contrário da força de intrevenção da GNR, a Organização garantiu a presença da força da gravidade, que manteve os atletas em constante contacto com o solo. Se isto não é sinal de profissionalismo, então não sei o que o seja.
  • O Comunicado de desculpas pós-prova está muito bem escrito. Nem um erro ortográfico. Só por isto se vê a classe de uma Organização.
  • Não houve tiro de partida – e isso foi uma coisa boa. Por quê? Porque estava previsto que o tiro de partida fosse dado por um invisual com uma caçadeira de canos cerrados. Assim, perante o risco do cego limpar o sebo a alguém, o tiro de partida foi cancelado. Foi uma decisão sensata. Mas isso ninguém vê.
  • Ocorreu algum desastre natural durante todo o evento? Não. Mas não vemos ninguém a elogiar a Organização por causa disso.
  • A organização não recusou o dinheiro de nenhum dos participantes. Podia, mas não o fez.
  • A foto de perfil do facebbok do Director da Prova é espectacular. Apreciem-na.
  • A desmontagem da zona de meta foi rapidíssima, embora as más línguas digam que tal aconteceu porque a Organização estava a fugir de um grupo de atletas que lhes queriam fazer a folha. Seja como for, foi rapidíssima.
  • L’Organisation est Charlie, pois defende a liberdade de expressão de todos os atletas quando diz que não apagará qualquer comentário da sua página de facebook.
  • Por não haver a certeza de quem ficou em 1º, 2º e 3º lugar, os prémios serão sorteados por todos os inscritos. Ou seja, ficam todos a ganhar.

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D